sexta-feira, 5 de junho de 2015


BOCA N.º: 20: AI JESUS TANTO MILHÃO

A notícia da semana, para não dizer a notícia do mês, senão a notícia do ano, até ao momento, foi sem duvida a transferência do JJ para o Sporting. Que outra notícia levaria a minha cara metade a ter a coragem de me acordar à uma hora da madrugada para me dizer que o JJ se tinha passado para o lado da lagartagem. Quando os meus filhos nasceram  a meio da noite só me deram a notícia de manhã, quando morreu o Papa só me deram a notícia no dia seguinte e vem agora perturbar-me o sono para me dizer que o JJ vai ganhar mundos e fundos para o Sporting. Vai mas é dar uma volta que eu nessa não caio. Então o Sporting não pode com uma gata pelo rabo e vai pagar... Quanto? E pá deixa-me dormir senão atiro-te com um chinelo.
E com isto virei o corpinho para o lado tentando retomar o sono interrompido assim de forma abrupta. Entretanto, enquanto a pestana não fechava novamente fui pensando: ela está a brincar com a coisa, mas gostava de ver o pagode se o JJ desertasse.
No dia seguinte caí na real. Era verdade, o homem abandonou mesmo os vermelhuscos. Que grande porra, eu que até nem apreciava especialmente o personagem vou ter de levar com ele no meu clube. Agora vou mandar bocas acerca de quem. Aquelas conferências de imprensa a seguir aos jogos eram de partir o caco. Só visto. A cena do "somos imundes a pressões" foi de morte. E agora?
Agora olha. Tenho de calar o trombil,  levar com ele e esperar que comece a ganhar tudo e mais alguma coisa porque o graveto que nos vai esmifrar dava para comprar fruta como o caraças e se calhar ganhávamos bem mais com bem menos. Já viram? Seis milhões por ano. As contas são fáceis de fazer. Férias e começa não começa a treinar vão dois meses de costas ao alto, logo sobram dez de «trabalho». Limpinho: seis milhões a dividir por dez dá seiscentos mil por mês; a dividir por trinta dias dá vinte mil euros por dia; ou seja, dez mil euros em cada meio-dia. O homem levanta-se já o sol vai alto e já encaixou dez mil dele enquanto estava a xonar. Portanto, dez mil em doze horas, cinco mil em seis horas, dois mil e quinhentos em três horas. Porcaria. E agora não dá conta certa a divisão de dois mil e quinhentos por três. E pá, paguem lá seis milhões e mais uns pózinhos ao mister para esta treta dar certo. Tem alguma piada o homem ficar a ganhar oitocentos e qualquer coisa euros à hora. No mínimo davam-lhe novecentos à hora o que a dividir por sessenta minutos dava conta certa: quinze eurinhos por minuto. Já agora vamos ao pormenor sem ir buscar a calculadora. Quinze euritos por minuto dá tanto como uma notita de cinco em cada vinte segundos o que dá uma moedinha de euro em cada quatro segundos, tudo se resumindo a uma bagatela de vinte e cinco cêntimos por segundo. Estou a ver. O contrato foi feito assim: meus amigos por cada batida do meu coração bota para cá vinte cêntimos e mais umas pastilhas gorila pagas com as sobras para eu mascar no banco e nas conferências de imprensa.
Vai dar raia, vocês vão ver. Quando a coisa começar a dar para o torto e aquele coração entrar em taquicardia o Bruno vai ter de acampar à porta da casa da moeda. Para pagar ao homem vai ter de instalar umas maquinetas como aquelas que há nos casinos e a cada horita cada uma delas vai ter de ter parir uma enxurrada de moedas de vinte cêntimos para dar ao JJ. Quero ver se vai manter aquele vozeirão quando começar a inchar a sério e ouvir os carolas aos berros: " ó Bruno de Carvalho vai para o tal sítio" ou "ó Jesus vai para o mesmo sítio do Bruno".
Para já vamos aguardar para ver. Vamos dar o benefício da dúvida ao JJ porque ele afinal era lagarto desde pequenino e nós não sabíamos. Agora vamos ver se ele é um lagarto a sério, daqueles que nós na beira baixa chamamos de sardão e abrem a boca assim como os crocodilos para amedrontar os inimigos ou vamos ver se ele é assim do tipo osga ou salamandra. Estas parecem lagartos mas não são. Aliás as salamandras são venenosas e os outros répteis até as evitam.
Nem gosto dessa cena da lagartagem. Prefiro o leão.  Estou convencido que ele tem coração de leão, determinação de leão e juba de leão. Esta saiu sem crer... Peço desculpa. Mas estou ansioso por ver o maior felino à superfície do planeta rugir e lançar as garras as esses lampiões, digo a essas catatuas que vai não vai voam e já não voltam. Estou desejoso de ver o rei da selva malhar forte e feio nos dragões que este ano devem estar assadinhos por dentro porque não se lhes viu vomitar chamas como é costume.
Mas desejava muito mais que tudo se tivesse passado com elevação. Agora a sério. O JJ tem o direito de ir para onde bem entender, incluindo o Sporting. E o Sporting também tem o direito de rescindir o contrato com o MS ainda que este tenha feito um óptimo trabalho e seja um excelente treinador, mas atenção. Rescindir significa pagar aquilo a que ele tem direito sem andarem com subterfúgios para não lhe pagar. Nós Sportinguistas, gente de bem, sabemos bem o que está a ser feito e se não é parece. E o que parece é e não me convencem do contrário: o treinador que acabou de ganhar uma taça de Portugal e fez terceiro lugar com um orçamento da chacha levou um pontapé no traseiro e foi posto no olho da rua à má fila. Agora alega-se justa causa por não vestir a fatiota oficial uma vez. Por não ter isto. Por não ter aquilo. Estou triste.
Estou a ver o filme. O pensamento é o seguinte: se queres receber aquilo a que achas que tens direito recorre ao tribunal e talvez daqui a uns anos te resolvam o assunto, mas como entretanto te vais fartar vais baixar a bolinha se quiseres receber uns trocos bem abaixo daquilo a que tens direito. Coisa linda.
Ó Marco, aceita o conselho de um sportinguista que manda umas bocas foleiras mas tem vergonha na cara e não se revê neste tipo de actuação. Deixa os tribunais resolverem o assunto e a verdade há-de vir ao de cima. Nessa altura provavelmente estarás a singrar na vida porque tens valor para isso e se for no Benfica que seja. Como diz o povo "o último a rir ri melhor" e no teu caso não te rias somente. Dá umas valentes gargalhadas.
E pronto, ganha os jogos todos menos aqueles em que defrontares o Sporting.

Bocaslusas.

0 comentários :

Enviar um comentário